segunda-feira, 6 de março de 2017

ESPECIAL: A ECONOMIA BRASILEIRA, COMO FUNCIONA...

ENTENDA COMO A ECONOMIA BRASILEIRA É MEDIDA
Verdadeiramente complicada um pouco chato para muitos, mas é importante estar bem informado, leia a matéria a baixo e fique antenado com o nosso sistema econômico...

O PIB é calculado pelo IBGE desde a década de 90. Entre 1947 e 1989, esse trabalho cabia à Fundação Getulio Vargas (FGV).

O que é e como se calcula o PIB?

Apesar de ser um conceito muito difundido, o PIB na realidade não mede a soma de todos os bens e serviços produzidos na economia. Ele mede o quanto a economia gerou em valores em um determinado período, seja ano ou trimestre. Em uma comparação simples, ele é o equivalente à soma dos salários de uma pessoa em um ano.

Ficam de fora dessa conta dados do patrimônio da pessoa. Um apartamento fechado, por exemplo, não acrescenta nada ao cálculo do PIB, mas se, ao contrário, esse apartamento for alugado, a renda que o proprietário recebe do aluguel entra no cálculo.

Para medir o PIB, são contabilizadas pesquisas do próprio IBGE e de outros órgãos da administração pública.


As diferentes maneiras de se olhar a economia
Existem diferentes maneiras de se olhar a economia. O PIB pode ser analisado pelo lado da oferta ou produção. Neste caso, o cálculo leva em conta o que foi gerado por empresas: indústria, agropecuária e serviços.
Outra maneira de se fazer esse cálculo é pelo lado da demanda. Ou seja, do consumo de bens e serviços. Neste caso, o PIB equivale à soma dos valores do que é consumido pelas famílias, pelo governo, e do que foi gasto em investimento. Também entra nessa conta o que foi vendido para outros países (descontando o valor dos bens e serviços importados).
E ainda há uma terceira maneira de leitura da economia. Nas pesquisas anuais, pelo lado da renda, ou seja, por salários e contribuições, com base em informações da Receita Federal, sem a identificação dos contribuintes.


Quem mede o tamanho da economia
Trabalham diretamente no cálculo do PIB 30 pessoas, que fazem parte da Coordenadoria de Contas Nacionais, além da equipe de informática e o apoio administrativo. O IBGE tem hoje 5,3 mil funcionários permanentes que atuam na coordenação e análise das pesquisas e ainda 4,8 mil temporários, que trabalham na coleta de dados.
De que forma as pesquisas são respondidas
As pesquisas são, na esmagadora maioria, produzidas por meio de questionários enviados pela internet. A exceção é a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio (Pnad), em que os funcionários do instituto vão até as casas das pessoas. As pesquisas agropecuárias não utilizam questionários. Elas fazem avaliações conjuntas com outros órgãos e informantes, nas áreas de produção.

O PIB trimestre a trimestre
O PIB divulgado trimestralmente mostra números que não são definitivos e que usam uma base de dados diferente e menos consolidada que aqueles das contas anuais. Veja abaixo a lista de pesquisas:
PIM-PF - Amostra a partir da Pesquisa Industrial Anual – Empresa (PIA-Empresa) e da Pesquisa Industrial Anual – Produto (PIA-Produto), representando aproximadamente 85% do Valor da Transformação Industrial da PIA-Empresa do ano de 2010, e abrangendo 944 produtos e 7.800 unidades locais.
IPP - Investiga mensalmente junto a 1.400 empresas, cerca de 5 mil preços recebidos pelos produtores em 23 atividades das indústrias de transformação.
Pnad Contínua - Levantamento que inclui informações de mais de 70 mil domicílios em 3.464 municípios. Com a extinção da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), em 2016, é a única pesquisa a informar mensalmente os dados de emprego e renda. No PIB, é fonte de dados para áreas como serviços domésticos e serviços de alimentação.
Sinapi - Índice Nacional da Construção Civil - Investiga os preços praticados pelos fornecedores de cerca de 400 insumos para a indústria da construção civil, envolvendo em média de 8500 informantes em todo o país.
PMC - Pesquisa Mensal do Comércio engloba cerca de 5.700 empresas comerciais com 20 ou mais pessoas ocupadas em 31 de dezembro (dado extraído da PAC) sediadas em Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e Tocantins (Região Norte) ou nos municípios das capitais para as demais UFs. A única exceção está no Pará, onde são consideradas aquelas que estão sediadas nos municípios que formam a Região Metropolitana de Belém.
PMS - Pesquisa Mensal de Serviços abrange 11.500 empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas, em todas as Unidades da Federação.
LSPA - Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - Investiga mensalmente a produção de 35 culturas (área, produção e rendimento médio por ha), fazendo levantamentos mensais, abrangendo todas as Unidades da Federaçăo. As informações são obtidas por intermédio das Comissões Municipais (COMEA) e/ou Regionais (COREA); consolidadas em nível estadual pelos Grupos de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias (GCEA) e posteriormente, avaliadas, em nível nacional, pela Comissão Especial de Planejamento Controle e Avaliação das Estatísticas Agropecuárias (CEPAGRO). Ao todo, esse trabalho envolve cerca de 2 mil fontes de informações institucionais em todo o país.
Para a administração pública. Para o cálculo das despesas de consumo do governo, são utilizadas fontes externas que são sistematizadas por outros órgãos da administração pública. Nas contas anuais, as principais são:
- Siafi – dados mensais de arrecadação e despesas do governo federal;
- Confaz/Cotepe – Boletim mensal de arrecadação do ICMS;
- Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária da Lei de Responsabilidade Fiscal para informações sobre receitas e despesas realizadas pelos governos estaduais.
- Secex - Secretaria de Comércio Exterior
- Banco Central
O PIB anual
Depois de divulgadas as contas trimestrais, o IBGE calcula, periodicamente, o PIB anual. Os dados a respeito da economia então são considerados definitivos. O PIB anual incorpora pesquisas com dados mais abrangentes e consolidados. São exemplos das pesquisas utilizadas nesse indicador:
- Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio (Pnad), que visita anualmente cerca de 147 mil domicílios em 1.100 municípios nas áreas urbanas e rurais das 27 unidades da federação. As visitas captam informações de mais de 360 mil moradores
- Censo Agropecuário de 2006 - O Censo Agropecuário de 2006 envolveu visitas aos 5.175 milhões de fazendas, empresas agropecuários existentes no país
- A Pesquisa Industrial Anual (PIA) que abrange 150 mil empresas industriais ou mais de 95% das empresas industriais do país.
- A Pesquisa Anual de Serviços (PAS) que abrange mais de 100 mil empresas.
- A amostra da Pesquisa Anual de Comércio (PAC) que abrange mais de 47.500 empresas comerciais em todas os estados
- A Pesquisa Anual da Construção Civil (PAIC) que abrange mais de 11 mil empreiteiras.
- A Produção Agrícola Municipal (PAM) que investiga as áreas de lavouras, produçăo obtida, rendimento médio e valor da produçăo para 29 produtos agrícolas de culturas temporárias e 33 de culturas permanentes, em nível geográfico mais ampliado.
- Produção Pecuária Municipal que traz informaçőes sobre os efetivos das espécies animais criadas, como também dados sobre as produçőes de leite, lă, ovos de galinhas e de codornas, mel e casulos de bicho-da-seda com dados sobre os 5.565 municípios brasileiros.
- A Extração Vegetal e Silvicultura que mede a quantidade e o valor das produçőes obtidas na exploraçăo dos recursos florestais naturais (extrativismo vegetal) e a exploraçăo de maciços florestais plantados (silvicultura) sobre os 5.565 municípios brasileiros.
- Para o cálculo das despesas de consumo do governo, são utilizadas fontes externas que são sistematizadas por outros órgãos da administração pública e que incorporam os seguintes dados:
- Sistema Integrado de Administração Financeira - SIAFI/STN/Ministério da Fazenda para receitas e despesas do Governo Federal;
- Execução Orçamentária dos Estados e Finanças do Brasil (FINBRA) - Secretaria do Tesouro Nacional /Ministério da Fazenda;
- Sistema de Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) - Ministério da Saúde;
- Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE);
- Levantamentos especiais de Balanços do FGTS e Sistema S;
- Levantamentos especiais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para estimativa de dispêndios em P&D.
-São utilizados ainda dados da Abegás e da EPE
- Secex
- Banco Central
Fonte: IBGE







É PARA ESQUENTAR: “MARICÁ CARNAVAL DE INVERNO”, COM DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA EM 2018

 Cerca de 500 mil foliões entre visitantes e moradores, participaram do   reinado de momo que teve como ponto alto, o retorno,  do desfile das escolas de samba, que  após 8 anos de vazio deixado na cidade...

Os  vereadores  de Maricá deverão aprovar em votação, nos próximos dias, o projeto de lei que cria o “Maricá Carnaval de Inverno” de  autoria do vereador dr. Felipe Auni (PSD).  O parlamentar contou que deu entrada no projeto na Câmara no último dia 13 de fevereiro, e que o carnaval fora de época será realizado no último fim  de semana do mês de julho, a partir do ano que vem, com desfiles de blocos e das nove escolas de samba, cinco do grupo especial e quatro do grupo de acesso.

Convidado pelo prefeito Fabiano Horta (PT) e pelo secretário municipal de Turismo, Robson Dutra, o presidente da Associação das Escolas de Samba e Blocos de Maricá, Alexandre Oliveira, que coordenou o desfile deste ano, disse que a partir de 2018 as escolas voltarão a disputar o título. O último desfile foi em 2008, com a Inocentes de Maricá conquistando o titulo.

As escolas de samba que deverão desfilar são: Herdeiros de Maricá, Unidos da Pedreira, União Imperial, Flor do Imbassaí, Camisa Azul e Branco, Unidos do Saco das Flores, Tradição de Maricá, Acadêmicos do Araçatiba, União de Maricá e Inocentes de Maricá.

SAMBÓDROMO RECEBE DESFILE DAS CAMPEÃS NESTE SÁBADO

Portela é campeã do carnaval 2017/TV Globo (Foto: Reprodução TV Globo)

O MetrôRio volta a operar 24h, o esquema começa às 5h de sábado e termina às 23h de domingo. Veja as vias que ficam interditadas no entorno da Sapucaí 

Sambódromo recebe neste sábado (4) as seis escolas de samba campeãs do Grupo Especial no carnaval 2017. A Beija-Flor é quem abre os desfiles, às 22h, seguida da Grande Rio, com previsão de desfilar às 23h05.

A Mangueira entra em cena por volta de 00h10. Logo depois, é a vez do Salgueiro, previsto para entrar na Avenida 1h15. A vice-campeã Mocidade começa a levantar a plateia às 2h20 e, às 3h25, a grande campeã Portela encerra o carnaval na Sapucaí, na madrugada de domingo (5).

A Portela quebrou um jejum de 33 anos e ganhou o carnaval do Rio de 2017. No segundo ano com o carnavalesco Paulo Barros, a escola de Madureira desfilou na avenida as lendas dos rios. Agora com 22 títulos, a Portela é a escola que mais vezes foi campeã. A Mocidade Independente de Padre Miguel ficou em segundo lugar. A Acadêmicos do Salgueiro foi a terceira colocada.

A escola Império Serrano, vencedora da Série A, vai ter cinco representantes no desfile da Portela. A Portela convidou cinco integrantes do Império para desfilar e, juntas, representarem todo o bairro de Madureira. Já estão confirmadas a presença da presidente Vera Lúcia, do casal de mestre sala e da porta bandeira e da rainha de bateria, Milena Nogueira. O convite foi feito pelo presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, e autorizado pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).

Interdições de vias
Para os desfiles das campeãs, várias ruas no entorno do Sambódromo serão interditadas ao tráfego de veículos. Os bloqueios começam no primeiro minuto deste sábado, com fechamento das duas pistas centrais da Avenida Presidente Vargas, no trecho entre a Praça da República e a passarela do metrô, na Cidade Nova, para a chegada dos carros alegóricos.
As demais vias no entorno, inclusive a Benedito Hipólito, também serão interditadas. Todas as ruas serão liberadas a partir de 12h de domingo.

ESCOLAS DE SAMBA VOLTAM AO SEU PALCO EM MARICÁ
Foto Divulgação Internet

Milhares de pessoas curtiram os festejos de momo e puderam assistir a volta das escolas de samba ao seu "palco"...
Maricá - Em grande estilo o município de Maricá fechou o carnaval 2017 em  com o retorno das escolas de samba após 8 anos. A Passarela do Samba foi montada na Rua Abreu Rangel, Centro.  Desfilaram os G.R.E.S: Herdeiros de Maricá, Unidos das Pedreiras, União Imperial, Flor do Imbassaí, Azul e Branco, Saco das Flores, Tradição de Maricá, Acadêmicos de Araçatiba e Inocentes de Maricá, a grande campeã do último desfile em 2008.
 A última a se apresentar foi a União de Maricá. A concentração foi na Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa no centro da cidade.  O público contou com arquibancadas para acompanhar os desfiles.
Cada agremiação desfilou com 50 componentes e mais o mestre sala e porta bandeira. Esta apresentação foi o pontapé inicial para os grandes desfiles que virão no próximo ano de 2018.


O prefeito Fabiano Horta (PT) determinou ao seu secretário de Turismo Robson Dutra, que preparasse o retorno das escolas já neste carnaval. O secretário manteve contato com  a Associação das Escolas de Samba e Blocos de Maricá, presidida por Alexandre Oliveira, que organizou os ensaios com as agremiações carnavalescas da cidade. 
Foto Divulgação Internet



‘Art Popular’ FAZ A FESTA EM MARICÁ

 ‘Art Popular’ foi a atração da noite de domingo  do Maricá folia 2017...
O grupo levantou uma multidão de mais de 15 mil pessoas na praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro...
Abrindo a noite e como aquecimento do ‘Art Popular’, milhares de foliões curtiram a ‘Sinfônica Ambulante’, que a partir das 19h tem feito a alegria, com músicas de diversos rítimos tocados com instrumentos metálicos de sopro e percussão.
Destaque também para o desfile do tradicional ‘Bloco do Beijo’, que levou milhares de foliões para as ruas do Centro.

MARICARNAVAL 2017:  PROGRAMAÇÃO  DOS  BLOCOS


Foto: Rosely Pellegrino

Serão 74 blocos de rua que irão desfilar entre os dias 22/02 e 05/03 em todos os distritos da cidade
A Secretaria de Turismo divulgou a programação dos blocos de rua para o Carnaval 2017. Serão 74 blocos que irão desfilar entre os dias 22/02 a 05/03 em todos os distritos da cidade. Veja a PROGRAMAÇÃO COMPLETA.
A abertura da programação fica por conta do bloco da João Bezerra, formado por alunos, professores, funcionários e amigos da escola de mesmo nome, que funciona em Barra de Maricá. A concentração acontece das 8h30 às 10h na Praça Ana Ferreira, próxima à escola.

Na quinta-feira (23/02), o “Eu Sou Mais Quem Não É?” reúne os foliões das 15h às 16h na Rua Clímaco Pereira, 241, e desfila pelas principais ruas do Centro. O Bloco Carnavalesco da Terceira Idade desfila na sexta-feira. A concentração acontece na Praça Orlando de Barros Pimentel. O bloco, um dos mais animados da cidade, reúne frequentadores das Casas da Terceira Idade e funcionários da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade.

Em Itaipuaçu, no sábado (25/02), o Bloco dos Gaviões, tradicional no bairro, deve reunir como de costume, milhares de foliões na praça com o mesmo nome. A concentração está marcada para começar às 13h e vai até às 17h. Dos tradicionais aos novatos, “As Panicats” de Inoã promete agitar o bairro. A concentração acontece na Quadra do Esporte Clube das 16h às 18h. Ainda no sábado, em São José do Imbassaí, o “Bloco do Barril”, vai mais uma vez reunir moradores da localidade para caírem na folia. A concentração será na Rua Francisco da Costa, das 16h às 17h.

No domingo (26/02), os moradores do Espraiado acompanharão o “Enfiar o Pé na Jaca”, que terá concentração na Rua São Jeronimo, próximo ao Bar da Isabel. Os foliões estarão reunidos das 14h às 18h. Em Ponta Negra, o “Se Tem Álcool Eu Vou”, fecha o domingo. O bloco é estático e os foliões ficam reunidos na Prefeito Artuzindo Rangel das 18h às 22h. No dia seguinte, é a vez do “Bloco da Gabriela”, um dos mais tradicionais da cidade que faz muita gente se vestir com roupas do sexo oposto e no ano passado levou 15 mil pessoas ao seu desfile. A concentração, na Rua Domício da Gama, Centro, acontece das 16h às 19h.

O Bloco Carnavalesco “100% Piranha”, desfila na terça-feira (28/02), pelas principais ruas de Ponta Negra. A concentração está marcada para acontecer das 16h às 18h na Rua Benjamin L. Silva. O “Rato de Praia” também desfila neste dia, e tem concentração das 15h às 17h na Rua 13, em Barra de Maricá. O último bloco a desfilar é o “É Certo Que Vai dar Merda”. Os foliões se concentrarão na Praça Orlando de Barros Pimentel, das 14h às 18h. Confira o roteiro dos blocos e a programação completa.

ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PREFEITURA MUNICIPAL DE MARICÁ
SECRETARIA DE TURISMO E LAZER

PROGRAMAÇÃO DOS BLOCOS CARNAVALESCOS DE MARICÁ – 2017. Início das folias...
QUARTA FEIRA – 22/02/2017
BLOCO CONCENTRAÇÃO LOCAL
B.C. JOÃO BEZERRA.
8h30min às 10h
E. M. João da Silva Bezerra – Praça Ana
Ferreira, 01 – Barra.

QUINTA – 23/02/2017
BLOCO CONCENTRAÇÃO LOCAL
B.C. SOU MAIS QUEM NÃO É? 15h ás 16h
Rua Clímaco Pereira 241 – Centro.
B.C. MAIS EDUCAÇÃO 17h às 18h30min
Praça Conselheiro Macedo Soares
Centro.

SEXTA – 24/02/2017
BLOCO CONCENTRAÇÃO LOCAL
B.C DA TERCEIRA IDADE 17h ás 19h Praça Orlando de Barros Pimentel –
Centro.
B.C UNIÃO IMPERIAL 17h às 21 Bloco Estático - Estrada do Caxito, 20 -
Quadra do G.R.E.S União Imperial –
Caxito.
B.C. DOS TRABALHADORES/BLOCO
DA Z.
17h30min às 22h Rua Álvares de Castro, 337,
Estacionamento da Triângulo Seguros –
Centro.
B.C. IMPRENSA QUE EU IMPRENSO. 18h às 20h Rua Leonardo José Antunes – Cond.
Minha Casa, Minha Vida – Bloco 16 –
Setor D – Inoã.
B.C. PUXA, AGARRA E BEIJA. 18h às 22h Bloco Estático - Rua Moacyr Vale dos
Santos-Ponta Negra
F.C. - Ponta Negra.
B.C. LOUCA PAIXÃO 19h às 21h Av. Nossa Senhora do Amparo, em frente
à Igreja de Nossa Senhora do Amparo -
Centro.
B.C. DOS PIRATAS 20h às 24h Rua Pereira Neves (Estacionamento em
frente à Clínica Médica Marica) - Centro.
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PREFEITURA MUNICIPAL DE MARICÁ
SECRETARIA DE TURISMO E LAZER

SÁBADO – 25/02/2017
BLOCO CONCENTRAÇÃO LOCAL
B.C. DOS GAVIÕES 13h às 17h Praça dos Gaviões - Itaipuaçu
B.C. PIRANHAS DA 83. 13h às 18h Praça da Rua 83, esquina com a Rua 90 –
Itaipuaçu.
B.C. 100% PONTA NEGRA 15h às 17h30min
Rua Moacyr Vale dos Santos-Ponta Negra
F.C. - Ponta Negra.
B.C. GUERREIROS DA AMIZADE. 15h às 19h Campo de Futebol do Bairro Amizade.
B.C. KI-MUQUIÇU 15h30min às 17h Rua 72 – Próximo ao Quiosque Ki-Frango –
Cordeirinho.
B.C. DO 65. 16h às 17h Praça Enilton Santos – Araçatiba.
B.C. BARRIL 16h ás 17h Rua Francisco da Costa – São José do
Imbassaí.
B.C. AS PANICATS DE INOÃ. 16h às 18h Quadra do E.C. Inoã - Travessa Campos, 5 –
Inoã.
B.C. BANDA DE PONTA GROSSA. 16h às 18h Praça Conselheiro Macedo Soares –
Centro.
B.C. AFOXÉ OFÁ DE OURO. 16h às 18h30min Bloco Estático - Pça Dr. Orlando de Barros
Pimentel – Centro.
B.C. FOLIA DA MARIA. 16h às 20h Maria do Céu - Av. Roberto Silveira, 880-
Flamengo.
B.C. ENCOSTA QUE CRESCE. 16h às 20h Pracinha do Lelei – Caju.
B.C. O PAU QUEBRA OCO RACHA. 16h às 21h Estrada de Ponta Negra, s/n - km 03 –
Bananal.
B.C. PINTO MOLHADO 16h às 21h Bloco Estático – Rua Antônio Calado, s/n(
antiga Estrada de Bambuí) – Bambuí.
B.C. AMIGOS DA PODEROSA. 17h às 18h Rua Abreu Rangel – em frente ao nº 169 –
Centro.
B.C. TÁ RUIM DE SAIR.
17h às 18h Avenida Reginaldo Zeidan, esquina com a
Rua 135 - Cordeirinho.
B.C. DAS CRIANÇAS – ITAIPUAÇU. 17h às 18h Bloco Estático - Rua Dirceu Fernandes
Pinto, 215 - AMARI - Recanto de Itaipuaçu.
B.C. PAU DA SELFIE. 17h às 20h
Rua Alvares de Castro (em frente ao Sal da
Terra) – Centro.
B.C. JÁ VOLTO AMOR. 18h às 22h Av. Nossa Senhora do Amparo (em frente à
igreja Nossa Senhora do Amparo) – Centro.
B.C. VIVA NOSSAS CRIANÇAS. 19h às 20h Rua Solimões Lt. 14- Em frente ao Bar do
Nem - Inoã.

DOMINGO – 26/02/2017
BLOCO CONCENTRAÇÃO LOCAL
B.C. TROMBA NERVOSA 10h às 16h Estrada de Itaipuaçu, esquina com a Rua
16 – Loteamento São Bento da Lagoa –
Itaipuaçu.
B.C. VETERANOS SÓ LAZER 12h as 17h Campo do Félix – Estrada Real – São
José do Imbassaí.
BLOCO DA JUVENTUDE 14h às 16h Rua Álvares de Castro, 578 – Centro.
B.C. BAIACU DE ITAIPUAÇU. 14h às 16h Rua 70, esquina com a Rua Antônio
Marques Mathias (Rua 36) – Itaipuaçu.
B.C. FUTEBOL DAS PIRANHAS. 14h às 17h Rua Teodoro José de Marins - Zacarias
B.C. PÉ NA JACA. 14h às 18h Rua São Jerônimo – Próximo ao Bar da
Isabel - Espraiado.
B.C. NÃO EMPURRA QUE É PIOR. 14h às 17h Rua 7-Divinéia -São Pedro F.C- Barra de
Maricá
B.C. EXPLODE JACONÉ 14 às 20h Rua 02 – Quadra 16 – Lote 37 - Jaconé.
B.C. PIRANHAS DA 64. 14h30min às 16h Av. Maysa, esquina com a Rua 64 –
Cordeirinho.
B.C. AMIGOS DE JACAROÁ. 15h às 16h30min Av. Lagomar, em frente ao Restaurante
Toca do Biguá - Jacaroá
B.C. CAVALO DOIDO. 15h às 18h Pça dos Pescadores – Guaratiba.
B.C. EM CIMA DA HORA. 15h às 19h Rua Moacir Valle dos Santos, 06 – Sede
do Cond. Residencial Ponta Negra.
B.C. DO BEIJO 15h às 20h Av. Nossa Senhora do Amparo (em frente
à igreja Nossa Senhora do Amparo) –
Centro.
B.C. UNIÃO DE ITAPEBA. 15h às 20h Rua Abreu Sodré - Quadra de Esportes -
Itapeba.
B.C. MAMÃE EU QUERO. 16h às 18h Praça Orlando de Barros Pimentel -
Centro.
B.C. TREM BÃO 16h às 19h Praça Gilmar dos Santos Trindade-São
José do Imbassaí.
B.C. ROLA CANSADA DE SANTA
PAULA.
17h às 18h Estrada de Cassorotiba em frente ao
Sacolão do Tatai - Santa Paula.
G. R. BLOCO DA 90. 17h às 20h30min Rua 90 – lote 13 – Quadra 120 –
Cordeirinho.
B.C. SE TEM ÁLCOOL EU VOU. 18h às 22h Bloco Estático - Rua Prefeito Artuzindo
Rangel - Ponta Negra.
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PREFEITURA MUNICIPAL DE MARICÁ
SECRETARIA DE TURISMO E LAZER
B.C UNIDOS DA TRAVESSA 20h às 21h Travessa Flamengo, 04 – Inoã.

SEGUNDA – 27/02/2017
BLOCO CONCENTRAÇÃO LOCAL
B.C. DOS VAGABUNDOS 13h às 16h Rua Antônio Marques Mathias (Rua 36),
esquina com a Rua 123 - Itaipuaçu.
B.C. DA CORUJA 13h às 18h Praça da Rua 83, esquina com a Rua 90 –
Itaipuaçu.
B.C. SERÁ QUE SAI? 14h às 17h Rua Professor Cardoso Menezes (Rua
01), esquina com a Rua Gov. Leonel de
Moura Brizola (Rua 35) - Itaipuaçu.
B.C. ME PEGA NO SINAL. 15h às 16h30min Rua Professor Cardoso Menezes ( Rua
01), esquina com a Rua Antônio Marques
Mathias (Rua 36) – Itaipuaçu.
B.C. DAS PIRANHAS DA BARRA. 16h às 17h Praça da Divinéia – Barra de Maricá.
B.C. DAS PIRANHAS DO RECANTO.
16h às 17h Rua Dirceu Fernandes Pinto, 215 - AMARI
– Recanto de Itaipuaçu.
B.C. FLOR DO IMBASSAÍ.
16h às 18h Praça Gilmar dos Santos Trindade – São
José do Imbassaí.
B.C. AZUL E BRANCO. 16h às 18h Av. Guarujá – Km 22- São José do
Imbassaí.
B.C. DA GABRIELA 16h às 19h Rua Domício da Gama (em frente ao
Centro Cultural Henfil)-Centro.
B.C. PIRANHAS DE BAMBUÍ. 17h Bloco Estático- Praça Lucas Peão –
Bambuí.
B.C. MARACUJÀ 17h às 18h Estrada de Cassorotiba em frente ao
Sacolão do Tatai-Santa Paula.
B.C. UNIDOS DA TRAVESSA. 18h às 19h Rua Professor Cardoso Meneses (Rua
01), esquina com a Rua Van Lerbergue
(Rua 34) – Itaipuaçu.


PREFEITURA MUNICIPAL DE MARICÁ
SECRETARIA DE TURISMO E LAZER


TERÇA – 28/02/2017

BLOCO CONCENTRAÇÃO LOCAL
B.C. AMOR EU VOU ALI.... 10h as 11h Rua Professor Cardoso Menezes(Rua 01),
esquina com a Rua Van Lerbergue (Rua
34) – Itaipuaçu.
B.C. É NESSE QUE EU VOU. 13h às 18h Rua Braulino Venâncio da Costa, s/n --
Bambuí Futebol Clube – Bambuí.
B.C. DO BOI 14h às 17h Rua 39, próximo ao Quiosque do
Pedrinho- Guaratiba .
B.C. FLAMENGO 14h às 19h Quadra do Dínamo – São José
B.C. SAI CAPETA 14h ás 20h Bloco Estático - Rua 09 - Loteamento São
Bento da Lagoa, esquina com a Estrada
de Itaipuaçu.
B.C. MOCIDADE PONTANEGRENSE
14h ás 22h
Bloco Estático - Rua Moacir Soares dos
Santos (Ponta Negra Futebol Clube)-
Ponta Negra.
B.C. RATOS DE PRAIA. 15h às 17h Rua 13 - Barra de Maricá.
B.C. JÔ BORGES A DIVA 16h às 17h Praça dos Gaviões - Itaipuaçu.
B.C. 100% PIRANHA 16h às 18h Rua Benjamin L. Silva- Ponta Negra.
BLOCO BRUNO BERNER – SÓ NA
MALDADE.
16h às 18h30min Av. Nossa Senhora do Amparo – Em
frente à Igreja de Nossa Senhora do
Amparo – Centro.
B.C. PUXADINHO DA 110. 17h às 19h Praça da Rua 83, esquina com a Rua 90 –
Jardim Atlântico – Itaipuaçu.
B.C. VAI, VOMITA E VOLTA. 16h às 20h Rua Abreu Sodré n° 234, Lote 4- Centro.
B.C. AFOXÉ ORUM 18h às 18h30min Bloco Estático - Praça Dr. Orlando de
Barros Pimentel – Centro.
QUARTA – 01/03/2017
BLOCO CONCENTRAÇÃO LOCAL
B.C. BORORÓ 16h às 20h Estacionamento da Rua Vereador Luis
Antônio da Cunha
– Atrás da Rodoviária –
Flamengo,

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARICÁ
SECRETARIA DE TURISMO E LAZER

SÁBADO – 04/03/2017
BLOCO CONCENTRAÇÃO LOCAL
B.C. É CERTO QUE VAI DAR MERDA. 14h às 18h Bloco Estático - Praça Orlando de Barros
Pimentel- Centro


PREFEITURA DE MARICÁ DIVULGA ESQUEMA DE TRÂNSITO E SEGURANÇA PARA O CARNAVAL
Guarda Municipal, reforço na segurança do carnaval de Maricá


Quem estiver em Maricá durante os dias de Carnaval e for de carro aos locais de maior concentração deverá ficar atento aos esquemas de trânsito que estão sendo montados...
No Centro e em Ponta Negra, por exemplo, as interdições vão funcionar 24 horas por dia, começando na sexta-feira (24/2) por volta das 17h e terminando na manhã da quarta-feira de Cinzas (01/3).

Áreas como Itaipuaçu vão utilizar os esquemas já conhecidos de outros anos. A novidade deste ano será mesmo em Ponta Negra que, além da interrupção permanente de sexta à quarta, terá uma inédita configuração de acesso e saída, que deve passar a ser o modelo adotado em outras ocasiões festivas. O motorista que acessar a região pelas rodovias RJ-106 e RJ-118 (vindo de Bananal) seguirá em mão dupla pela Rua São Pedro Apóstolo até a altura do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO), onde deverá entrar pela Rua Beira de Lagoa (a mesma da E.M. Reginaldo Domingues) e seguir até a via que margeia o canal em direção à praça.

O trecho da Rua São Pedro Apóstolo entre a praça e o DPO terá apenas circulação de saída do bairro. Na margem oposta do canal, a Rua Capitão José Caetano de Oliveira, que margeia o canal entre a ponte a Avenida Maysa, servirá de acesso e saída para quem vem da região de Cordeirinho. As ruas transversais Quatro e Santa Clara estarão liberadas ao trânsito até a esquina com a Avenida Maysa. Estas e outras vias internas poderão ser usadas para estacionamento.

Os ônibus de excursão terão de parar no posto da Secretaria de Segurança Pública que fica no quilômetro 3,5 da RJ118, em Bananal, para que os motoristas sejam identificados. Em seguida, ele poderá entrar no bairro para deixar os turistas e terá de retornar e estacionar no posto.

Centro e Itaipuaçu

O esquema será o mesmo que já é utilizado tradicionalmente em outros eventos, sendo que neste carnaval será mantido também 24 por dia, da tarde do dia 24 até a Quarta de Cinzas. As interdições ocorrerão na Avenida Nossa Senhora do Amparo (a partir da esquina com a Rua Alferes Gomes), nas ruas Domício da Gama (trecho entre as ruas Senador Macedo Soares e Alferes Gomes), Álvares de Castro (entre a Praça Orlando de Barros Pimentel e a Rua Fernando Henrique Assumpção) e Barão de Inoã (da praça até a esquina coma Rua Hilário Queiroz da Silva). Em Itaipuaçu, as principais interdições serão na Avenida Beira Mar (onde vai ficar o palco principal) e na esquina da Avenida Zumbi dos Palmares (antiga Avenida Um) com a Rua Antônio Marques Mathias (antiga 36).

Atendimento – Em todos os locais onde houver interdição, moradores e visitantes permanentes (que estarão passando carnaval na cidade) vão receber uma credencial de acesso às ruas fechadas, que deverá ser fixada no vidro dos carros. Dentro das áreas de circulação, os foliões poderão contar com tendas de atendimento para obter informações e buscar objetos perdidos, por exemplo.

As crianças receberão pulseiras de identificação onde constarão os nomes dos responsáveis e telefone para contato. No Centro, as pulseiras podem ser obtidas no posto do Grupamento de Trânsito Urbano (GTU) ou no prédio sede da Secretaria de Segurança Pública, na Rua Barão de Inoã (ao lado da praça).

Em Ponta Negra, a distribuição será no posto do órgão em Bananal e na praça principal do bairro. Quem for a Itaipuaçu pode pegar as pulseiras no posto da Guarda Municipal no Barroco, que fica ao lado do DPO da Polícia Militar.

O efetivo total da Secretaria de Segurança Pública de Maricá (que inclui integrantes da Guarda Municipal) será de 400 agentes atuando nas ruas, com apoio da central de vídeo monitoramento que funciona no prédio sede do órgão, no Centro. Em recente reunião, a PM garantiu que haverá reforço no policiamento. De acordo com a Secretaria de Segurança, serão 90 policiais em cada um dos dias, num total de 450 agentes.


FIM DE SEMANA EM MARICÁ É MARCADO PELA ABERTURA DO CARNAVAL

Com fim de semana de muito calor tanto de dia como a noite e com muita alegria e alguns contra tempo normal para locais com aglomeração, Maricá realizou a abertura do carnaval 2017 neste sábado, 18, na Praça Orlando de Barros Pimentel com a realização do Baile Municipal e a entrega da chave da cidade ao Rei Momo, Antônio Will. Foi uma verdadeira festa no Centro da Cidade. O subsecretário de Turismo e apresentador André Gasparetty fez a coroação da corte entregando as chaves da cidade para o Rei Momo. O Secretário de Turismo Robson Dutra estreando como secretário de turismo  também participou das festividades juntamente com a realeza do Carnaval: Helen Martins (Rainha) e Arethuza Montenegro (Princesa).

 Em seguida, foi a vez do grupo maricaense Tô Kerendo colocar  o público para dançar. Com um show que teve quase três horas de duração, o público foi ao delírio com sucessos consagrados da música brasileira. Para fechar a abertura do Carnaval teve o grupo mineiro Só Pra Contrariar, liderada hoje pelos irmãos vocalistas Fernando Pires e o caçula da família Pires, João Junior. Eles cantaram clássicos como ‘Domingo’, ‘Essa Tal liberdade’ e ‘Interfone’, entre outros.

A noite foi marcada com o ensaio técnico da Escola de Samba ‘União de Maricá’. Os foliões desfilaram na Passarela do Samba, na Rua Domício da Gama. Esse foi o último ensaio da escola que será a 9ª escola a desfilar na segunda feira de carnaval (Estrada Intendente Magalhães) com o enredo Mistérios da Meia Noite

MARICÁ, RJ, TEM EVENTO DE PRÉ-CARNAVAL NESTE DOMINGO
Foto divulgação Carnaval Maricá 2017 

Evento é em Ponta Negra às 12h, com Agura's Band e Rafael Caçula.
Evento serve de teste para o Carnaval, que acontece no fim de fevereiro.

Maricá (RJ) terá um evento de pré-carnaval neste domingo (12) na Praia de Ponta Negra. O evento acontece das 12h, com som mecânico e shows de Agura’s Band e Rafael Caçula. A programação serve de teste para o Carnaval e acontece na Avenida Litorânea.

Já no dia 19 de fevereiro, no mesmo horário, o teste será em Itaipuaçu, na Avenida da Praia com Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua 1), com apresentações de Agura’s Band, Bruno Fortes e do bloco Gaviões de Itaipuaçu com a bateria Nota 10.


Nenhum comentário:

Postar um comentário